Menu Principal

Portais

Comunicado aos alunos sobre a avaliação do ENADE 2009

Publicada em 6 de outubro de 2009

Prezados alunos,

Neste ano o CEFET/RJ terá os cursos de Administração Industrial e Tecnologia em Gestão de Turismo avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, que tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. A prova será aplicada no dia 8 de novembro de 2009, com início às 13 horas (horário de Brasília).

Procedeu-se à inscrição dos alunos habilitados a participarem do ENADE 2009, considerando aqueles que estavam no final do primeiro ano (ingressantes) e do último ano (concluintes) dos cursos citados. A data de 1º de agosto de2009, foi instituída pelo MEC/INEP como data base para o cálculo dos percentuais de alunos ingressantes e concluintes.

Os ingressantes são todos aqueles que até o dia 1º de agosto de 2009 tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso.

Os concluintes são todos os estudantes que integralizarem pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do respectivo curso até o dia 1º de agosto de 2009 ou ainda, os que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso durante o ano letivo de 2009.

Para se certificar de que seu nome consta na relação dos alunos habilitados ao ENADE 2009, basta acessar a página do CEFET/RJ, link alunos – ENADE 2009 e consultar a lista de ingressantes ou a lista de concluintes que corresponda ao seu curso.

A fim de esclarecer todas as possíveis dúvidas que possam surgir, disponibilizamos as informações necessárias para que os acadêmicos tomem conhecimento das notas divulgadas pela assessoria de impressa do MEC/INEP no tocante ao ENADE 2009.

  1. O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do INEP.
  2. O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o SINAES, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.
  3. A prova será aplicada no dia 8 de novembro de 2009, com início às 13 horas (horário de Brasília).
  4. O aluno que participou do ENADE terá como registro no histórico escolar a data em que realizou o Exame.
  5. O estudante selecionado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o ENADE é componente curricular obrigatório). O Exame é condição indispensável para sua colação de grau.
  6. O estudante selecionado, que não realizar a prova, deverá aguardar nova edição do ENADE para o próprio curso para participar da prova. O ENADE é realizado com periodicidade trienal.
  7. A partir de 2009, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) será universal e não mais amostral. Todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação que fazem parte das áreas avaliadas na edição, farão a prova.
  8. Até o dia 26 de outubro de 2009, a lista dos locais de prova do ENADE 2009 estará disponível na página do INEP http://www.inep.gov.br e será enviada, via EBCT, aos coordenadores de curso/habilitação. Será também enviado, via EBCT, aos estudantes selecionados na amostra, o Cartão de Informação do Estudante com as informações necessárias, inclusive do seu local de prova, e, ainda, o questionário socioeconômico a ser entregue no dia da prova.
    1. O estudante que não receber o Cartão de Informação do Estudante deverá informar-se sobre o local de prova: 1º) junto ao coordenador do seu curso; 2º) na página do INEP: http://www.inep.gov.br; ou 3º) no programa Fala Brasil – telefone 0800-616161 (ligação gratuita).
    2. O estudante que não receber o seu cartão deve apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade.
    3. Embora seja de grande importância para compor o perfil dos concluintes e ingressantes, o Questionário-Socioeconômico é de participação voluntária. Aquele que não receber, ou optar por não respondê-lo, deverá apresentar-se, munido de documento de identificação (com fotografia) no dia, horário e local estabelecido para a prova. O estudante que não entregar, por qualquer razão, o cartão de respostas ao questionário socioeconômico ao fiscal no dia e horário da prova, não deverá remetê-lo posteriormente ao INEP. É importante destacar, ainda, que não haverá remessa de segunda via do Cartão de Informação do Estudante e questionário socioeconômico, seja qual for o motivo do extravio dessa correspondência.
    4. Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário de Brasília).


ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PROVA DO ENADE 2009.

  1. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, às 12h15mim (horário de Brasília) do dia 8 de novembro de 2009, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento de identificação (com fotografia) e gabarito de respostas ao Questionário Socioeconômico. A prova terá início exatamente às 13 horas (horário de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. O INEP divulgará por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br a lista de locais de prova.
  2. Os estudantes ingressantes e concluintes serão submetidos à prova única, construída de modo a permitir a análise do valor agregado em relação às competências e habilidades, aos conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos durante a sua formação, orientando as instituições sobre a necessidade ou não de fazer ajustes ou revisões curriculares.
  3. A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
  4. Peso das partes da prova:
    1. Formação Geral = 25%
    2. Componente específico = 75%
  5. Os estudantes ingressantes e concluintes irregulares do ENADE 2006 responderão as questões de formação geral e específicas do ENADE 2009.
  6. Os estudantes ingressantes e concluintes irregulares dos anos de 2004, 2005, 2007 e 2008 responderão apenas as questões de formação geral do ENADE 2009.
  7. Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular não concorrem para definição da amostra e o seu desempenho individual não será considerado para o cálculo do conceito do curso avaliado pelo ENADE 2009.
  8. O Curso estará sem Conceito (SC) quando não tem aluno (ingressante ou concluintes) que participou efetivamente do ENADE, realizando a prova.
  9. O acesso ao resultado individual obtido no ENADE 2009 é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova.
  10. O Boletim de Desempenho do Estudante, assim como as orientações para acesso eletrônico, serão disponibilizados aos estudantes participantes do ENADE 2009 por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br. O acesso ao Boletim de Desempenho do Estudante será permitido após a divulgação oficial dos resultados do ENADE 2009, estimada para seis meses após a realização do Exame. O estudante que não conseguir acesso eletrônico ao próprio Boletim de Desempenho do Estudante, à época oportuna, poderá solicitá-lo ao INEP, encaminhando correspondência constando nome e endereço completos, nome da IES e do respectivo curso/habilitação, ano de participação no Exame, uma cópia da carteira de identidade e o número do CPF.
  11. Até o dia 9 de dezembro de 2009, ou seja, um mês após a prova, o INEP tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao ENADE 2009 por meio da página da Internet http://www.inep.gov.br, que permitirá a IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação junto ao ENADE.
  12. o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Por isso, os estudantes selecionados pelo MEC/INEP para participarem do ENADE deverão comparecer e realizar obrigatoriamente o Exame, como condição indispensável para sua colação de grau.
  13. Calcula-se o conceito do curso pela média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico, da nota padronizada dos ingressantes no componente específico e da nota padronizada em formação geral (concluintes e ingressantes), possuindo estas, respectivamente, os seguintes pesos: 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final do curso, enquanto que a parte de formação geral contribui com 25%. O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.
  14. Aproveite para consultar questões de provas anteriores aplicadas no ENADE. Veja como fazer para consultá-las acessando o endereço eletrônico http://www.inep.gov.br
    1. Clique em ENADE e depois em ENADE 2006;
    2. Clique em PROVAS, GABARITOS, PADRÕES DE RESPOSTA E TABELA DE ESPECIFICAÇÃO e defina a ESCOLHA DO CURSO.

Sua contribuição é vital para um ensino continuamente melhor.

Colocamo-nos à disposição para atender a todos por meio do endereço eletrônico: cograd@cefet-rj.br ou pelo telefone 2566-3059.

Cordialmente,
Max Machado
Coordenador da COGRA/DEPES

Tags: , , , ,