Menu Principal

Portais

Olimpíada de Língua Portuguesa: Redações dos estudantes devem chegar às comissões até agosto

Publicada em 23 de julho de 2010

Professores de cerca de 60 mil escolas públicas da educação básica que participam da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro têm prazo até 16 de agosto para enviar os textos dos alunos para a comissão julgadora do seu município. As escolas estaduais de municípios que não aderiram devem enviar os textos à diretoria regional de ensino à qual estiverem vinculadas.

Na etapa escolar, os professores trabalham com os estudantes a elaboração de textos, conforme os gêneros literários definidos para cada ano do ensino fundamental e médio. O tema é o lugar onde vivo.

São quatro gêneros. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental vão trabalhar a poesia; sétimo e oitavo ano, memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.

Conforme dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena as atividades da segunda edição da olimpíada, participam do concurso cerca de 60 mil escolas de 5.488 municípios e 239 mil professores.

Na página eletrônica da olimpíada, escolas e professores têm acesso ao calendário com as cinco etapas do concurso, a premiação e telefones de contato. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Cenpec.

Fonte: Portal MEC