Menu Principal

Portais

Órgãos e entidades ligados ao MEC deverão adotar modelo de gestão voltado para o uso racional de recursos

Publicada em 28 de maio de 2015

Como resultado de uma consulta pública ocorrida entre os meses de novembro de 2014 e fevereiro de 2015, foi lançada, pelo Ministério da Educação, a Coletânea Desafio da Sustentabilidade. Foram reunidas mais de 18 mil ideias referentes à busca de soluções para a redução dos gastos com água e energia elétrica nas instituições federais de ensino. As ideias foram selecionadas e analisadas por uma equipe de especialistas nas áreas hídrica e energética, que verificou a viabilidade e o custo das ideias com base em critérios técnicos.

Assim, tendo em vista a necessidade de normatização dos termos da Coletânea, foi editada a Portaria nº 370, de 16 de abril de 2015, a qual dispõe que todos os órgãos e entidades ligados ao Ministério da Educação devem integrar esforços visando à prática de ações destinadas à melhoria da utilização racional dos recursos públicos, delineando objetivos a serem alcançados.

A Coletânea pretende auxiliar gestores e usuários das instituições públicas de ensino, sem prejuízo dos demais setores da sociedade, a adotarem boas práticas para redução do consumo de água e energia elétrica em seus ambientes institucionais.

Documentos

Portaria nº 370, de 16 de abril de 2015.

Coletânea Desafio da Sustentabilidade


Diretor-geral reafirma a permanência do ensino médio e técnico no Cefet/RJ

Publicada em 27 de maio de 2015

Em conversa com alunos do ensino médio e técnico do campus Maracanã, o diretor-geral do Cefet/RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves, reafirmou a proposta da Direção-Geral em garantir a permanência desse nível de ensino na instituição. “Eu pedi uma reunião com vocês hoje no intuito, única e exclusivamente, de garantir a permanência total, com investimento, com qualidade, do ensino médio e técnico da instituição”, afirmou o professor Carlos Henrique. De acordo com o diretor-geral, não se pode pensar “na diminuição de um nível institucional que é altamente qualificado e altamente procurado pelo mercado de trabalho”. O “bate-papo” ocorreu no dia 19 de maio, no Auditório I.

A respeito da transformação da instituição em universidade, projeto que defendeu em sua campanha para diretor-geral, esclareceu que a gestão da qual faz parte levou a implantação do ensino médio integrado a todos os campi do Cefet/RJ, o que reafirma seu compromisso com a manutenção desse nível de ensino, mesmo com a transformação em universidade. “A universidade, na realidade, que a gente defende é a possibilidade de permanência do Cefet, que é a única maneira que hoje a gente vislumbra de continuar fazendo o que o projeto Cefet sempre fez”, disse.

Carlos Henrique Figueiredo Alves, que esteve à frente da gestão da instituição de 2009 a 2014, foi escolhido pela comunidade do Cefet/RJ para assumir mais um mandato, de 2015 a 2019.


Edital n.º 03/2015/DIREX-ITESS – Processo seletivo interno para o Conselho de Especialistas da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis – ITESS – Cefet/RJ

Publicada em 27 de maio de 2015

A coordenação da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis convida os docentes e os técnicos-administrativos do Cefet/RJ para participar do cadastro do Conselho de Especialistas da ITESS. As inscrições estarão abertas até 30/06/2015, conforme o Edital Público nº 03/2015/DIREX-ITESS.

Edital Público nº 03/2015/DIREX-ITESS

Formulário de inscrição

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail itess@cefet-rj.br ou itess.cefet.rj@gmail.com ou pelo telefone (21) 2566-2941.


Inscrições para a palestra “Robótica submarina na indústria do petróleo”

Publicada em 26 de maio de 2015

Palestrante: Peteval Oliveira – Petrotek Sistemas

Data: 10/06/2015

Horário: das 18h30 às 20h30

Local: Auditório 3 (Bloco C – 2ª andar)

Incrições: https://docs.google.com/forms/d/1qClORu1wNNvR1jDnT8DFJc5__zKn-_06lUUg_i3L72k/viewform


PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, PROFESSOR SUBSTITUTO LÍNGUA PORTUGUESA CAMPUS MARIA DA GRAÇA (INSCRIÇÕES ABERTAS) –

Publicada em 25 de maio de 2015

LEIA AQUI O EDITAL - edital 011-2015


CONCURSO PÚBLICO PARA O QUADRO PERMANENTE CAMPUS NOVA FRIBURGO – 2015 (INSCRIÇÕES ABERTAS)

Publicada em 25 de maio de 2015

LEIA AQUI O EDITAL – EM FUNÇÃO DE ALTERAÇÃO DE CALENDÁRIO, O EDITAL FOI RETIRADO DA PÁGINA. aGUARDAR NOVA PUBLICAÇÃO.

PROGRAMAS E BIBLIOGRAFIAS - computação científica ; engenharia de software ; programação webredes, sistemas distribuidos, so, arquitetura de computadores e ti verde


Editais de transferência externa, interna e reingresso – Graduação – 2º semestre/2015

Publicada em 22 de maio de 2015

Editais e respectivas fichas de inscrição para os concursos de transferência externa, interna e reingresso dos cursos de graduação do Cefet/RJ, para o segundo semestre de 2015:

 


Cefet/RJ sediará I Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Publicada em 22 de maio de 2015

O Cefet/RJ será sede da 1ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. A reunião será no dia 2 de junho, a partir das 10h, no Auditório II (bloco A) e terá como pauta a aprovação do Regimento Interno e a definição de comitês temáticos.

O Fórum foi instituído no dia 24 de novembro de 2014, de acordo com o Decreto nº 44.859, de 27 de junho de 2014, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Terá a participação dos órgãos estaduais afins e das entidades vinculadas ao setor e funcionará como instância de discussão, articulação e sistematização das políticas públicas do Estado. Terá como finalidade, entre outras, “contribuir para a integração das políticas públicas de educação profissional e tecnológica, em seus vários níveis e esferas governamentais, entre as redes, organizações e instituições escolares, centros especializados e demais instituições e entidades afetas ao tema”.

Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – 30/06/2014 – Parte I – Página 13

Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – 30/06/2014 – Parte I – Página 14


Divulgação: Sessões de Cinema – NAPNE Petrópolis

Publicada em 22 de maio de 2015


Divulgação: prorrogação da campanha de vacinação contra gripe Influenza

Publicada em 22 de maio de 2015

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro prorrogou até o dia de 5 junho a campanha de vacinação contra a gripe.
O novo prazo tem como objetivo atingir a meta inicial do Ministério da Saúde, que é imunizar 80% dos grupos prioritários no Rio de Janeiro, o que representa aproximadamente 4,1 milhões de pessoas.”

Fonte:
http://www.saude.rj.gov.br/imprensa-noticias/28870-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-5-de-junho-no-rio-de-janeiro.html


Informações gerais sobre o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Publicada em 21 de maio de 2015

III FMEPT – INFORMAÇÕES GERAIS

 

TODOS OS HORÁRIOS FAZEM REFERÊNCIA AO HORÁRIO DE BRASÍLIA

 

INSCRIÇÕES

Inscrições       de        participantes       realizadas       diretamente        no       sitehttp://www.fmept.org/pt/

Por favor, fazer a inscrição previamente. Os participantes que já tiverem feito inscrição terão atendimento preferencial.

CREDENCIAMENTO

Credenciamento individual

Local: Centro de Convenções de Pernambuco – CECON-PE

26/05: das 15h às 19h

27/05: das 8h às 18h

28/05: das 8h às 18h

29/05: das 8h às 14h

O credenciamento será organizado em fila única. Os participantes deverão estar com um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista, carteira de estudante etc.) em mãos.

Credenciamento de delegações que chegarão de ÔNIBUS

O coordenador do grupo deverá encaminhar (por e-mail) a lista com as seguintes informações, até o dia 21/05, às 18 horas:

- nome dos participantes com CPF;

- nome e contato (telefone e e-mail) do coordenador do grupo;

- data e horário de chegada da delegação.

Encaminhar a lista por e-mail para forum.mundial@reitoria.ifpe.edu.br, inserindo, no campo “Assunto”, o texto “Delegações III FMEPT”.

Telefone: (81) 2125-1693

Ao chegar ao CECON-PE, pela PE-01, o coordenador do grupo deverá procurar o receptivo de credenciamento de grupos, localizado na área externa do local do evento.

Não haverá substituição de participantes nas delegações.

Credenciamento de imprensa

Local: sala de imprensa no Mezanino do CECON-PE.

 

CERTIFICADOS

Participantes: poderão baixar o certificado (30h) após o evento, no site do fórum.

Pôster: receberão certificado todos os autores e coautores através de e-mail.

Atividade Autogestionada: o certificado será em nome da instituição proponente e será encaminhado por e-mail, após a realização da atividade, ao responsável.

Voluntários: receberão certificados, por e-mail, os voluntários que trabalharem no evento, nos dias e horários estabelecidos pela coordenação de voluntários.

Os  certificados  não  serão  impressos  pela  Secretaria  Executiva  do III FMEPT em hipótese alguma!

Não haverá alteração de dados já inscritos de pôsteres e atividades autogestionadas para efeitos de certificação dos participantes e das instituições, respectivamente.

 

PROGRAMAÇÃO – orientações por tipo de atividade

•     Autogestionada Tipo 1: Atividades técnico-científicas

- O proponente da atividade deverá estar no local da sua realização, pelo menos, 40 minutos antes de seu início.

- Os  horários  e  locais  não  serão  modificados  em  hipótese  alguma.  A programação do evento não será alterada.

- Os espaços de 30 lugares contarão com: mesa diretora de 2 lugares com 2 cadeiras, 30 cadeiras dispostas em formato auditório, 1 projetor multimídia, 1 tela de projeção e 1 notebook (sistema operacional Windows).

- Os espaços de 100 lugares contarão com: mesa diretora de 3 lugares com 5 cadeiras, 100 cadeiras dispostas em formato auditório, sonorização básica (1 microfone com fio e 1 caixa de som), 1 projetor multimídia, 1 tela de projeção e 1 notebook (sistema operacional Windows).

- As cadeiras das salas são móveis, mas não podem ser retiradas do espaço.

- As demais necessidades para a realização da atividade serão de responsabilidade da instituição proponente (ex.: água, receptivo, decoração, tradução etc.).

•     Autogestionada Tipo 2: Mostra de Inovação Tecnológica

- Montagem: O trabalho deverá ser montado no dia 27 de maio de 2015, das 7h às 12h.

- Chegando ao CECON-PE, dirija-se ao Pavilhão – Área Norte e procure o coordenador da Mostra (Prof. Victor Wanderley e sua equipe de apoio).

- Não serão permitidas montagens após esse período.

- O espaço disponibilizado para cada instituição é de 4m2, 2,2 m de altura com 2 pinos de sustentação de banner. Haverá um balcão de exposição de 1m x 0,5m e 2 banquetas. 2 pontos de energia 220V. Não haverá rede hidráulica, de esgoto ou ar comprimido no local da exposição.

- Desmontagem: dia 29/05 a partir das 14h.

- Não serão permitidas desmontagens antes do período definido.

- Em hipótese alguma haverá espaço para estocagem de materiais enviados com antecedência, nem a guarda posterior do material utilizado nas apresentações.

•     Autogestionada Tipo 3: Feira Gastronômica

- As Oficinas e Concursos que antes estavam previstos para ocorrer em duas salas de 60m2  foram transferidas para duas unidades móveis de gastronomia cedidas pelo SENAC-PE: cada unidade tem 14 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 4 metros de altura.

- Os horários das atividades já foram divulgados na programação disponibilizada na página do Fórum.

•     Autogestionada Tipo 4: Feira de Economia Solidária

- Os estandes para a Feira de Economia Solidária medem 2m x 2m e possuem um balcão para atendimento, 2 banquetas e pinos de sustentação para banner. Inicialmente, estavam previstos também armários baixos de apoio, contudo, estes não poderão ser disponibilizados.

- IMPORTANTE: É permitida a comercialização dos produtos nos estandes da Feira de Economia Solidária, desde que os expositores apresentem o comprovante do pagamento da taxa recolhida pela Prefeitura Municipal de Olinda.

•     Autogestionada Tipo 5: Atividades culturais

Informes Gerais

- Cada espaço destinado à realização de atividades culturais tem um coordenador específico e equipe de apoio, responsáveis por acompanhar a execução das atividades autogestionadas ali alocadas. É responsabilidade do proponente da atividade se dirigir ao local de realização com 1h de antecedência, apresentando-se a esse coordenador, para que procedam à organização da atividade – conferência de equipamentos, disposição do espaço, demais esclarecimentos que se façam necessários.

- A não apresentação do responsável com antecedência ou a chegada atrasada ao local da atividade acarretará o cancelamento desta, com vistas a não prejudicar a sequência da programação, sem possibilidade de relocação da atividade cancelada.

- A listagem de equipamentos disponíveis para as atividades culturais foi enviada anteriormente, por e-mail, descrita no Ofício Circular nº 009/2015 e anexo, que indica a configuração de cada espaço. Ratificamos que quaisquer equipamentos além da listagem são de responsabilidade dos proponentes das atividades e devem ser providenciadas junto às instituições de origem.

- Solicitamos atenção no consumo de água, nos ambientes de apresentação, por parte dos artistas e demais colaboradores envolvidos, de modo a garantir a limpeza dos espaços e segurança no manuseio de equipamentos eletrônicos, evitando riscos de curtos-circuitos e prejuízos aos equipamento disponibilizados. Sugerimos o uso de garrafas plásticas ou de alumínio sempre tampadas, para diminuir possíveis acidentes.

- É responsabilidade dos grupos e indivíduos realizadores de atividades culturais que, ao final de suas atividades, os espaços utilizados sejam devolvidos organizados e limpos, sem prejuízos à atividade subsequente, respeitando os prazos determinados para as trocas.

- Todos os horários devem ser rigorosamente respeitados, inclusive os horários de intervalo para organização e higienização dos espaços ou alimentação das equipes  de apoio.

- A capacidade dos locais será respeitada, sem possibilidade de lotação superior ao permitido pelo Centro de Convenções, por questões de segurança. Pedimos a compreensão de todos e a divulgação deste informe entre sua delegação, bem como o cordial respeito à regra, caso você ou alguém da sua delegação seja barrado em alguma atividade.

Exposição de Artes Visuais

- A Exposição de Artes Visuais funcionará no Pavilhão do Centro de Convenções, de 27 a 29 de maio, no horário das 8h às 20h. Os responsáveis pelas obras, ou seus representantes institucionais, devem se apresentar no local da exposição, no dia 27/05, às 8h, para montagem e fixação das obras selecionadas, em local indicado pelo coordenador do espaço, o sr. Múcio Sévulo.

- A disposição das obras a serem expostas – desenhos, esculturas, fotografias, gravuras, instalações, painéis integradores, pinturas em telas – devem atender às normas descritas no Regulamento Específico de Artes Visuais, no que concerne a tamanho, materiais, formas de apresentação e sinalização, disponível no site do III FMEPT.

- Para a sinalização das peças, a Comissão de Cultura disponibilizará um formato padrão de etiqueta a ser confeccionada pelo proponente. Qualquer alteração ou formatação distinta do padrão será rejeitada pelos organizadores do evento, que somente autorizarão a exibição da obra após adequação das etiquetas. Ratificamos que a adequação, caso necessária, também será de responsabilidade exclusiva do proponente.

- Para exposição de desenhos, fotografias, gravuras e pinturas em telas serão utilizados painéis de octanorm, na dimensão 1m x 2,20m. Orientamos os responsáveis pelas obras a buscarem suportes adequados à fixação de suas obras, de acordo com as características destas e a natureza do painel. Destacamos que a organização do evento não fornecerá nenhum material que atenda a essa finalidade, tais como fitas, ganchos, cabos, entre outros.

Mostra Audiovisual

- A Mostra Audiovisual acontecerá no dia 27 de maio, no Auditório Brum, no horário das 8h às 19h30, com apenas uma exibição de cada obra selecionada. A programação será realizada por blocos de filmes e, ao final de cada bloco, serão realizados debates. Não será permitida troca de horário de exibição, nem alteração do momento disponível para fala.

- Cada vídeo ou bloco de vídeo inscrito por instituição, no caso de mostras, será comentado por apenas um representante desta, a quem será facultado o tempo de 5 minutos para explanação. Após a fala dos representantes, será aberto tempo ao público para intervenções. Pedimos a gentileza de selecionar previamente seu representante institucional, que poderá ser alguém envolvido na criação da obra (professor, técnico ou aluno) ou um representante indicado por estes.

- Um mediador, designado pela organização do evento, estará coordenando os debates,  de  modo  a  fazer  respeitar  os  horários previstos  e  garantir  o cumprimento da programação. Nesse sentido, pedimos a colaboração de todos os envolvidos na Mostra Audiovisual para um melhor desempenho dessa atividade.

- É imprescindível que o representante institucional traga o vídeo a ser exibido, na melhor qualidade possível para exibição e em diversos formatos, evitando possíveis incompatibilidades de mídias. Sugerimos que a obra seja disponibilizada em formatos diversos (MP4, WMV, WMA, AVI, MPG, entre outros) e em suportes variados (DVD, pen drive, link para download, link para streaming, entre outros).

- Solicitamos que os responsáveis se apresentem ao coordenador da Mostra, no local de sua realização, de posse das mídias para exibição, com a máxima antecedência possível, de preferência ainda na terça-feira, após realizar o credenciamento.


5ª edição do ATUAMENTE teve como foco o empreendedorismo jovem

Publicada em 21 de maio de 2015

No dia 18 de maio, foi realizado, no campus Maracanã, o V ATUAMENTE, evento realizado semestralmente pelos alunos do 3º período do curso de Administração Industrial do Cefet/RJ e coordenado pela professora Elizabeth Freitas Rodrigues.

O tema abordado nesta edição foi o empreendedorismo jovem. Os trabalhos foram abertos por Paulo Monteiro, cofundador do Responde Aí. Em seguida, João de Paula, cofundador do Glio, e Felipe Salvini, fundador da Sieve, foram entrevistados em uma espécie de talk show. Por fim, Guilherme Lito, do Brownie do Luiz, fez uma palestra em que convidou a plateia a participar ativamente.

Confira as fotos do evento:

-->

Palestra “Desmistificando o Ciência sem Fronteiras”

Publicada em 21 de maio de 2015


Caravana chega ao Brasil para debater desaparecimentos forçados no México

Publicada em 21 de maio de 2015

 

Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado

Chega ao Brasil, no dia 1º de junho, a Caravana 43, movimento que reúne parentes dos desaparecidos, estudantes e professores da Escola Normal Rural de Ayotzinapa, que fica no México. No dia 26 de setembro do ano passado, 43 estudantes da escola mexicana desapareceram após a forte repressão policial a uma manifestação na cidade de Iguala, estado de Guerrero. A Caravana 43 Sudamérica estará em São Paulo de 1º a 4 de junho, em Porto Alegre de 5 a 8 e no Rio de Janeiro de 9 a 12 de junho.

Com o slogan “Vivos os levaram, vivos os queremos: o desaparecimento de 43 estudantes de Ayotzinapa – México”,  um evento preparativo foi promovido hoje (20) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), no Maracanã, para lembrar o desaparecimento dos estudantes. Várias atividades artísticas, acadêmicas e políticas foram desenvolvidas. Um grupo de estudantes mexicanas que fazem mestrado no Brasil fez uma exposição do caso no contexto político mexicano.

Os alunos do Cefet pintaram o rosto dos 43 desaparecidos e fizeram uma adaptação de uma música mexicana em homenagem aos estudantes, finalizando com uma intervenção teatral e a soltura de 43 balões brancos e seis vermelhos, simbolizando os desaparecidos e mortos na intervenção policial. A professora Marisa Brandão, da coordenação de sociologia do Cefet, explicou que o objetivo do evento desta quarta é levar a realidade latino-americana para dentro da escola e compartilhar as experiências.

“A gente pode ajudar [os mexicanos] difundindo essa história completa, o máximo possível. Entendendo que não é um caso isolado, é um caso que tem a ver com a economia e com a política mexicana, com a reforma da educação básica no México. Então, quanto mais a gente puder difundir essa história, mais a gente vai ajudar a pressionar o governo mexicano a reabrir as investigações, porque eles encerraram as investigações sem nada comprovado”, disse.

A Caravana 43 Sudamérica informou, por meio da assessoria de imprensa, que a investigação da polícia concluiu que os 43 estudantes foram sequestrados e mortos por traficantes, mas diversas entidades, pesquisadores e jornalistas provaram que a versão oficial é inverossímil e consideram que o crime ainda não foi esclarecido.

Para a professora Marisa, os brasileiros têm muito a aprender com a luta dos mexicanos e também deve debater a questão dos desaparecimentos forçados, presentes na nossa sociedade. “No debate. teve aluno fazendo essa relação com os nossos desaparecimentos, os nossos presos políticos atuais, os 23 presos políticos [das manifestações de 2013 e 2014]. Os desaparecimentos que a gente tem, de populares, de moradores de favelas, que é como se não existissem, então se desaparecer não se fala tanto. Também nesse sentido, para alertar para a gente que isso acontece aqui também, de uma forma diferente, mas acontece também”, ressaltou.

A Rede de Coletivos em Solidariedade por Ayotzinapa organiza eventos desde outubro para divulgar o caso e cobrar investigação e punição para os culpados, além de debater o problema dos desaparecimentos forçados.

 

*Publicado em 20/05/2015 pela Agência Brasil:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-05/caravana-de-ayotzinapa-chega-ao-brasil-para-debater

Semana dos Alimentos Orgânicos acontece de 20 a 30 de maio de 2015

Publicada em 21 de maio de 2015

Acontece, de 20 a 30 de maio, a Semana dos Alimentos Orgânicos, uma campanha anual promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com várias instituições, incluindo o Cefet/RJ campus Valença e o projeto de extensão Quilombo São José da Serra. Em 2015, o tema é “Produtor orgânico: parceiro da natureza na promoção da vida”.

No dia 30 de maio de 2015, das 9h às 17h, o Cefet/RJ campus Valença promoverá um minicurso sobre Capacitação em Organização Comunitária, Agroecologia e Produção Orgânica para produtores do Quilombo São José da Serra, do município de Valença.

Clique aqui para ver a programação completa do evento.

Acesse aqui o release para obter mais informações sobre a campanha.


Lista complementar de selecionados para entrevista do processo seletivo para tutor na modalidade EAD

Publicada em 20 de maio de 2015

Polo: Miguel Pereira. Função: tutor presencial. Cursos: Informática / Telecomunicações / Meio Ambiente. Entrevista: 21/05, às 9h30.

  • Luizana Roque Melo

Cefet/RJ realizará ciclo de atualização com palestras em Saúde e Segurança do Trabalho

Publicada em 20 de maio de 2015

Realização: Cefet/RJ
Patrocínio: Revista Proteção
Local: Auditório 1
Data: 27/05/2015
Horário: das 9h às 18h


Retificação de resultado de processo seletivo para tutor EAD em Segurança do Trabalho (mudança de data da entrevista)

Publicada em 20 de maio de 2015

Clique aqui para ter acesso à listagem.


Divulgação: campanha de vacinação contra influenza de 4 a 22 de maio de 2015

Publicada em 19 de maio de 2015

A Divisão de Atenção à Saúde e Perícias (DASPE) do Cefet/RJ informa que a campanha contra a gripe influenza vai até o dia 22 de maio de 2015. As vacinas estão sendo aplicadas nos postos de saúde e alguns grupos possuem prioridade para vacinação.

Atenção: a DASPE não está fazendo a aplicação da vacina.

Veja, abaixo, informações sobre a campanha de vacinação.

 

Campanha de vacinação contra a gripe influenza

De 4 a 22 de maio de 2015

Campanha vacinação

A influenza ocorre durante todo o ano, porém é mais frequente durante o outono e o inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e no sudeste do país.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Há apresentação de quadro febril (temperatura ≥ 37,8°C) com a curva térmica usualmente declinando após 2 a 3 dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A vacinação dos grupos prioritários, notadamente, os menores de cinco anos, os maiores de 60 anos, as grávidas e os portadores de doenças e condições crônicas, é fundamental como uma estratégia de prevenção e redução de danos, com vistas a minimizar a ocorrência da doença, internações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza.

Grupos prioritários para a vacinação:

  • Grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal);
  • Adultos ≥ 60 anos;
  • Crianças < 2 anos;
  • População indígena aldeada;
  • Indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado de ácido acetilsalicílico – AAS (risco de Síndrome de Reye);
  • Indivíduos que apresentem:

- pneumopatias (incluindo asma);
- cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica);
- nefropatias;
- hepatopatias;
- doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme);
- distúrbios metabólicos (incluindo diabetes mellitus);
- transtornos neurológicos e do desenvolvimento que podem comprometer a função respiratória ou aumentar o risco de aspiração (disfunção cognitiva, lesão medular, epilepsia, paralisia cerebral, Síndrome de Down, Acidente Vascular Cerebral – AVC ou doenças neuromusculares);
- imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/AIDS ou outros;
- obesidade (Índice de Massa Corporal – IMC ≥ 40 em adultos).

A vacinação anual contra influenza é uma das medidas utilizadas para se prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus, sendo capaz de promover a imunidade efetiva e segura durante o período de circulação sazonal do vírus.

Referências: Ministério da Saúde. Protocolo de Tratamento de Influenza, 2013;

Ministério da Saúde. Informe Técnico – Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, 2015.

 


Resultado do processo seletivo para tutor na modalidade EAD – 1ª etapa

Publicada em 19 de maio de 2015

Resultado do processo seletivo para tutor na modalidade EAD – 1ª etapa (Edital nº 017/2015, de 14 de abril de 2015, item 5.4) e data, local e hora para as entrevistas:

LISTA PARA ENTREVISTA ADMINISTRAÇÃO

LISTA PARA ENTREVISTA INFORMÁTICA

LISTA PARA ENTREVISTA MEIO AMBIENTE

LISTA PARA ENTREVISTA SEGURANÇA DO TRABALHO

LISTA PARA ENTREVISTA TELECOMUNICAÇÕES

LISTA COMPLEMENTAR


Página 1 de 951234567102030...Última »